A importância do contato com a natureza no desenvolvimento da criança
O advento de tecnologias cada vez mais atrativas tem levado crianças a ficarem dentro de casa limitando o contato com a natureza. Com a pandemia do novo coronavírus (COVID 19) e a necessidade de isolamento social, esta relação criança/natureza encontrou um obstáculo ainda maior.
Foi observado que, nesse período, comportamentos de dependência excessiva dos pais, desatenção, preocupação com a realidade, problemas de sono, desconforto e agitação se tornaram recorrentes entre as crianças. Dessa forma, a fim de minimizar os impactos psicossociais devemos buscar alternativas de brincadeiras e atividades para serem realizadas dentro de casa.
Mas afinal, quais vantagens a relação com a natureza pode trazer?
As brincadeiras com elementos da natureza estimulam a imaginação, a coordenação, contribuem para a sensibilização em relação ao meio ambiente e ajudam as crianças a lidar com os próprios sentimentos. As brincadeiras com água, por exemplo, por envolverem a fluidez, podem auxiliar na diminuição da rigidez e dos traumas que ficam no corpo.
Uma variedade de cores, formas, sons e texturas estão presentes na natureza, o que auxilia no desenvolvimento dos sentidos, que segundo o educador norte americano Michael Cohen, vão muito além dos 5 mais difundidos, chegando a alcançar 53 tipos.
Você já reparou na quantidade de tons de verde existentes na natureza? Nas variedades de sons que são emitidos e ressoados? Nas diferentes texturas que uma mesma planta pode apresentar?
Essas percepções são um grande convite para observar como nos relacionamos com o mundo, com a diversidade, com nós mesmos e com o meio ambiente. É através delas que despertamos a curiosidade e criamos vínculos com a natureza, contribuindo para estimular a vontade de protegê-la.
Outro benefício desse contato integrativo com a natureza é a possibilidade de envolver e acolher crianças de todas as faixas etárias e condições físicas e sociais, visto que a linguagem da natureza é a diversidade, podendo ser explorada de diversas formas, como por exemplo, com uma simples caminhada em terrenos irregulares para treinar o equilíbrio e explorar folhas, rochas e gravetos para praticar a coordenação motora.
Agora você deve estar se perguntando: Como manter o contato com a natureza diante de tudo que estamos vivendo? Abaixo listamos algumas práticas que podem ser realizadas dentro de casa ou em ambientes adjacentes, como varandas e quintais:
-Contato com a terra: construção de um jardim sensorial, hortas, terrários, composteiras ou pequenos canteiros com vasos.
-Contato com a água: brincadeiras com bolhas de sabão, bacias com água e trabalho manual com argila e outros materiais moles.
-Contato com o fogo: Jogos de luz e sombras, construção de fogueiras e atividades de culinária.
-Contato com o ar: Soltar pipas, brincar de pula-pula, realizar saltos, observar aves no céu e identificar as variedades nas formas de vôo.
Todas essas atividades podem e devem ser realizadas com a colaboração de todos os membros da residência para que se estabeleça um espaço de diálogo, estímulo e bem-estar. Se tivermos um bom trabalho nesse sentido, teremos pessoas muito mais sensíveis e receptivas a ações de preservação e conservação do meio ambiente! Referências: https://educacaointegral.org.br/metodologias/como-o-brincar-natureza-estimuladesenvolvimento-criancas/ https://educacaointegral.org.br/metodologias/por-que-integrar-o-brincar-ao-processoeducativo-das-criancas/ https://www.revistaencontro.com.br/canal/revista/2019/10/falta-de-contato-com-anatureza-pode-trazer-problemas-para-criancas.html https://www.google.com.br/amp/s/sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,pande mia-impulsiona-debate-sobre-educacao-ambiental-nas-escolas,70003517315.amp https://www.plural.jor.br/noticias/vizinhanca/os-impactos-da-pandemia-nodesenvolvimento-infantil/ MENDONÇA, Rita. Atividades em áreas naturais. São Paulo: Instituto Ecofuturo, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 de abril de 2021.
Kommentare