top of page
Buscar
  • Foto do escritorBiociclos Jr.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma presente em 17 estados brasileiros, e é uma das florestas mais ricas em biodiversidade no mundo. Por ser localizada em regiões mais litorâneas do Brasil, começou a ser mais intensamente povoada logo com a chegada dos europeus e hoje concentra mais de 70% da população brasileira. Por isso, estima-se que só tenha restado 12,4% da mata original, de acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica.

A biodiversidade desse bioma é única, com a ocorrência de várias espécies endêmicas de anfíbios, mamíferos e aves, além de espécies vegetais. Alguns são bem conhecidos: pode-se citar a onça-pintada, o mico-leão dourado e a capivara. Em relação às características climáticas da Mata Atlântica, a diferença de latitude e altitude permite a subdivisão de ecossistemas.

Dessa forma, faz-se necessária a preservação desse bioma, pois é um dos mais ameaçados do planeta. Espécies como a Arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus), a Araraúna  (Anodorhynchus glaucus), e o Rato-Candango  (Juscelinomys candango) já foram extintas; enquanto espécies como a Jaguatirica (Leopardus pardalis), a Onça-pintada (Panthera onca) e a Araucária (Araucaria angustifolia) correm sério risco de extinção.

A maior parte das cidades e metrópoles do país localiza-se em regiões de Mata Atlântica, assim como polos industriais, petroleiros e portuários. Desde o século XVI, as florestas são fonte de matéria-prima e alvo de desmatamento para implantação de agropecuária, e, além disso, exerce influência no fornecimento de água para a população local. Atualmente, as Áreas de Preservação, as Unidades de Conservação, ONGs e institutos como a SOS Mata Atlântica, o Instituto Nacional da Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes têm um papel fundamental na preservação desse riquíssimo bioma.

Quer saber mais sobre a Mata Atlântica? Se liga na dica: o podcast Tom da Mata, projeto realizado pelo Pacto para Restauração da Mata Atlântica, traz histórias de restauração, reflorestamento e regeneração das florestas, por meio de entrevistas com pesquisadores, ativistas, especialistas, entre outros. Vale a pena conferir!


Referências:


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Guia completo para Horta Vertical

BIOCICLOS 2 png (1) (2).png
Quer ter uma horta/ jardim vertical, mas não sabe por onde começar?
Saiba curiosidades e todas os cuidados que você deve ter com essa técnica, em nosso mais novo Guia!
1601900046217.png
bottom of page