top of page
Buscar
Foto do escritorBiociclos Jr.

Os cuidados que cada planta necessita para viver



Você é o tipo de pessoa que não consegue manter suas plantas vivas? Tem fama de dedo podre e mata até cactos e suculentas? Calma, não se desespere! Vamos te ajudar a cuidar de suas plantas. A primeira coisa que temos que entender, é que plantas são seres vivos também. Tá, parece meio óbvio, mas muita gente não dá a mesma atenção que daria para um bichinho de estimação, e acaba deixando sua plantinha largada, deixando ela definhando até morrer e, quando você percebe, já é tarde demais. Para evitar isso, precisamos entender algumas necessidades que elas possuem, pois apesar de muitos mitos que correm por aí, as plantas são seres simples e requerem cuidados básicos.

Os quatro pilares para manter uma planta viva e saudável são: luminosidade, água, tipo de solo e adubação. Entendido isso, já é meio caminho andado para a vitória. Agora é descobrir como cada um desses fatores podem ser contribuir para o bem estar da sua planta.


Luz

A luminosidade varia de planta para planta, de forma geral, as plantas são divididas em 3 grupos, quanto a quantidade de luz que necessitam. O primeiro, são as plantas de sol pleno, ou seja, aquelas que precisam receber por volta de 6 horas diárias de luz solar. O segundo, são as plantas de meia sombra, que precisam de no mínimo 2 horas de sol diário. Por fim, as plantas de sombra, que são plantas que vivem muito bem sem receber luz solar direta, essas são ideais para dentro de casa, porém precisam de claridade, então não vá inventar de colocá-las em um breu total.


Água

As plantas se adaptam a quase todo o tipo de ambiente, desde regiões desérticas e secas, até regiões tropicais e úmidas. A exigência por água está relacionada com o ambiente de origem de cada uma, então existirão aquelas que vão precisar de água todo dia, algumas dia sim dia não e outras uma vez por semana ou até mais.

Solo

Os solos em geral possuem dois extremos, os solos argilosos, que são bem densos e os arenosos, que são mais soltinhos, e entre esses dois extremos existem diversos tipos de solos que podem se aproximar mais do espectro argiloso ou do arenoso, dependendo de suas características. Solos argilosos costumam reter mais água e nutrientes, então plantas que se dão bem nele costumam exigir mais esses dois recursos. Já o arenoso lixivia com muita facilidade e retém muito pouca água.


Adubação

Esse talvez seja o pilar mais negligenciado dentre os cuidadores de plantas, a maioria das pessoas acham que cuidar de planta é simplesmente colocá-la em um vaso com terra, molhar e deixar tomando sol. Como se a fotossíntese fosse resolver todos os problemas nutricionais da planta. Porém não é assim, toda planta precisa de adubação, umas mais e outras menos. Tem planta que tem sede por um tipo de nutriente, já outras não ligam tanto pra ele, e por aí vai. Não se esqueça de uma coisa, dificilmente uma planta adubada adequadamente irá sofrer com pragas.

Porém, não existe uma fórmula mágica para ter sucesso com todas as plantas, cada espécie tem suas particularidades, por isso é muito importante conhecer a sua planta, para saber do que ela precisa. Para facilitar, vamos te mostrar alguns grupos bem comuns de plantas, com algumas de suas necessidades:


Cactos

Água: regar uma vez a cada 10 dias Solo: bem drenável, pouca adubação Luz: locais de sol pleno



Suculentas

Água: regar uma vez por semana Solo: bem drenável, pouca adubação Luz: locais de sol pleno



Hortaliças (salsa, cebolinha, hortelã) Água: rega regular é imprescindível Solo: revolver a terra a cada 3 meses e adubar regularmente Luz: locais de sol pleno


Samambaias Água: regar regularmente e evitar regar as folhas Solo: úmido e adubado regularmente Luz: locais sombreados


Orquídeas

Água: evitar excesso de água no vaso

Solo: bem solto e que seca rápido

Luz: locais de meia sombra e sombra


Árvores frutíferas

Água: oferecer água sempre, atentando para drenagem

Solo: rico em matéria orgânica

Luz: locais de sol pleno



Palmeiras

Água: regar ao menos 1x por semana, sem encharcar

Solo: terra bem adubada com boa drenagem

Luz: locais de sol pleno e meia sombra



COSTA, Carol. Minhas plantas: jardinagem para todos, São Paulo: PARALELA, 2017.

PRIMAVESI, Ana. Manual do solo vivo: solo sadio, planta sadia, ser humano sadio, São Paulo: EXPRESSÃO POPULAR, 2016.

https://minhasplantas.com.br/tv/dentro-de-casa/descubra-quanto-de-luz-sua-planta-precisa/

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Guia completo para Horta Vertical

BIOCICLOS 2 png (1) (2).png
Quer ter uma horta/ jardim vertical, mas não sabe por onde começar?
Saiba curiosidades e todas os cuidados que você deve ter com essa técnica, em nosso mais novo Guia!
1601900046217.png
bottom of page