top of page
Buscar
Foto do escritorBiociclos Jr.

Plástico, ameaça aos ecossistemas marinhos

Atualizado: 31 de jul. de 2020

Os ecossistemas marinhos são de extrema importância para o planeta como um todo, já que através deles diferentes atividades são realizadas, como a produção de alimentos, estoque de carbono, desintoxicação de resíduos e benefícios culturais às sociedades que vivem em contato direto com esses ambientes.


Entretanto, com o crescente aumento da poluição marinha observada atualmente, os oceanos sofrem riscos que serão prejudiciais ao espectro social, econômico e ecológico vinculados ao ecossistema, principalmente quando relacionados a poluição por plástico, que, em 2010, invadiram os oceanos em uma taxa de 4.8-12.7 milhões de toneladas.

Foto por: Rich Carey / Rich Carey / WWF / Shutterstock


Primeiramente, é importante destacarmos a extrema importância a contribuição do ambiente marinho na alimentação, bem como os impactos do plástico nesse sentido.

Cerca de 20% da população mundial consome proteínas provenientes do mar, o que corresponde a 1.4 bilhões de pessoas.


Observando esses dados, é inegável que o aumento da poluição por plástico afeta diretamente a quantidade, qualidade e segurança dos alimentos vindos desse ambiente.


Um exemplo disso é o consumo de plástico, principalmente na forma de microplástico, por animais basais na cadeia trófica, o que acarreta numa perpetuação de resíduos potencialmente tóxicos presentes nesse material ao longo das relações predador/presa, ou até mesmo diretamente pelo ambiente, atingindo, inclusive, seres humanos.


Além disso, o que geralmente é divulgado pela mídia quando esse assunto é abordado são imagens de espécies afetadas pelo plástico com maior apelo emocional humano, como tartarugas, aves marinhas, e cetáceos (golfinhos e baleias), chamadas de organismos carismáticos, algo que afeta o bem estar humano por influenciar negativamente na percepção e reconhecimento desse tipo de impacto no ecossistema.


Em segundo plano, há o problema relacionado a atividades recreativas em ambientes costeiros.


Grande parte das praias e litorais é utilizada como forma de lazer por uma parcela da sociedade, como por exemplo, em uma viagem de fim de ano, surf, exercícios e esportes ao ar livre e passeios, o que pode ser diretamente afetado não só pela poluição pelo plástico, mas pelo descarte de resíduos impróprios no geral.


Isso implica na diminuição do acesso e do uso desses espaços, o que pode inclusive afetar a saúde física e mental daqueles que convivem nesses lugares.


Podemos relacionar ainda, com tudo o que foi dito sobre os malefícios do plástico nos oceanos, a questões econômicas, já que essa poluição impacta diretamente a rentabilidade relacionada ao turismo, transporte marítimo, pesca e questões à saúde humana e animal.

Portanto, ficam claros alguns dos inúmeros problemas relacionados à poluição de plástico nos ambientes marinhos, bem como a necessidade da tomada de algumas atitudes, mesmo que aparentem ser mínimas, para que esses impactos sejam amenizados.

Por isso, nós, durante esse mês, considerado o ‘’Julho sem Plástico’’, preparamos algumas dicas e informações úteis e necessárias para caminharmos juntos por essa causa. Fique de olho em nossas redes sociais para aprender e descobrir mais sobre esse período tão importante do ano!







Artigo utilizado: '' Global ecological, social and economic impacts of marine plastic Nicola J. Beaumonta,⁎ , Margrethe Aanesenb , Melanie C. Austena , Tobias Börgerc , James R. Clarka , Matthew Colea , Tara Hoopera , Penelope K. Lindequea , Christine Pascoea , Kayleigh J. Wyles ''

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Guia completo para Horta Vertical

BIOCICLOS 2 png (1) (2).png
Quer ter uma horta/ jardim vertical, mas não sabe por onde começar?
Saiba curiosidades e todas os cuidados que você deve ter com essa técnica, em nosso mais novo Guia!
1601900046217.png
bottom of page