Ecofeminismo
- Biociclos Jr.
- 10 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Já ouviu falar em Ecofeminismo? Por ser um assunto moderno, muitas mulheres já fazem parte do movimento sem reconhecerem que a ele pertencem. O Ecofeminismo se refere a relação entre a mulher, a ciência e a natureza. Possui diversas vertentes, assim como o feminismo, e entende as relações humanas para além da esfera socioeconômica. “Em vez de lutar pela igualdade das mulheres ou priorizar o meio ambiente, o ecofeminismo luta por um novo mundo onde homens e mulheres, humanos e planeta se respeitem e se vejam como iguais, contribuindo um com o outro e melhorando as condições de vida de todos.”
Vivendo ainda em uma realidade repleta de tabus e restrições, a mulher ainda hoje sofre com as diversas mudanças ambientais e climáticas que ocorrem. “Segundo o artigo Feminist Environmental Philosophy, são principalmente as mulheres pobres da zona rural de países subdesenvolvidos que sofrem, de forma desproporcional, com os prejuízos decorrentes de problemas ambientais como desmatamento, poluição da água e toxinas ambientais.”
O Ecofeminismo então propõe uma nova perspectiva ao modelos e estruturas econômicas, com o foco em se relacionar com a natureza de outra forma. “A agricultura e produção de alimentos livres de poluentes, a conservação e preservação de habitats naturais e ecossistemas, a migração à formas de energia não baseadas em carbono são algumas das propostas que desafiam o modelo atual.”
Várias organizações estão dando voz a esses modelos alternativos e apresentando dados que os justificam. Por exemplo: Women’s Voices for the Earth nos Estados Unidos, Women’s Environmental Network na Europa, WoMin na África e Rede de Desenvolvimento Humano no Brasil trabalham para difundir os problemas ambientais que enfrentamos e sua relação com o feminismo, assim como pelo avanço nestes dois aspectos.”
A luta das mulheres por uma sociedade mais justa e pela qualidade de vida essencial é contínua. É através do surgimento de novos movimentos e do trabalho coletivo entre eles que cada vez mais damos passos em direção a esta realidade. Se quiser conhecer mais sobre o Ecofeminismo, acesse:
Links consultados
Comments