top of page
Buscar
Foto do escritorBiociclos Jr.

Educação ambiental

Vivemos em um momento muito delicado no que diz respeito à conservação da vida na terra. Cada vez mais o planeta vêm sofrendo em diferentes aspectos, pela exploração exagerada de seus recursos, maus hábitos que levam à perda de aspectos naturais e consumo altamente desproporcional com o ritmo de recuperação do planeta.



Esses, e outros fatores, estão levando nosso planeta para um caminho que se tornará irreversível caso práticas e consciências não sejam transformadas. Por isso, torna-se imprescindível que as pessoas repensem seus atos para que, dessa forma, consigamos guiar as futuras gerações a um caminho de sustentabilidade e valorização do meio ambiente, dando esperanças para um bom futuro do planeta terra.


Diante disso, a Biociclos acredita que um dos caminhos mais importantes para guiar as futuras gerações nesta jornada rumo à sustentabilidade é o da educação ambiental. A partir do momento em que os alunos são expostos a temas como esse, o censo de busca por soluções para problemas ambientais, sejam eles cotidianos ou até mesmo coletivo em relação à sociedade como um todo, se torna muito bem construído e fundamentado pelos próprios alunos, introduzindo-os a questões diretamente ligadas à preservação do meio ambiente.


Por isso, trouxemos algumas práticas escolares que podem ser muito bem aplicadas em uma diversidade de turmas e faixas etárias, para instigar os alunos a respeito dessa temática tão relevante!


Contato com a terra: Uma das questões mais importantes atualmente é introduzir o conhecimento sobre a alimentação atual, em um mundo onde o agronegócio e as indústrias alimentícias são soberanas e trazem muitas desinformações e questões problemáticas a respeito das gerações mais novas. Por isso, práticas simples, como o contato com a terra durante o plantio, colheita, conhecimento sobre a rota de nossos alimentos até a mesa e o perigo do desperdício para o planeta, podem ser feitas de forma direta, através da implementação de jardins e hortas didáticas nas escolas.


Reciclagem prática: Porque não fazer com que os alunos possam transformar materiais que seriam destinados ao lixo em objetos úteis e interessantes para o dia-a-dia? Com ideias simples, como transformar latas e garrafas em materiais escolares, podemos mostrar às crianças a importância de se reciclar, introduzindo assuntos como os 4 R's da sustentabilidade, os riscos do descarte incorreto de resíduos e estímulo à criatividade dos alunos.


Rodas de debates: Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, não é muito difícil encontrar materiais lúdicos que podem servir como base para discussões importantes entre os alunos. Documentários como “Oceano de plástico”, “Nosso Planeta”, “Seremos história?” e “Amazônia Eterna” podem ser uma forma de introduzir no ambiente escolar assuntos como a poluição dos oceanos, biodiversidade brasileira, o impacto do homem na terra e a utilização de práticas sustentáveis.


ODS: Um tema super importante que pode ser de grande aplicabilidade não só para os alunos como para o corpo docente das escolas. Os ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) representam um plano de ação global para, dentre outras temáticas, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. Através de práticas como a aplicação de semanas didáticas temáticas, discussão em reuniões, capacitações e workshops, apostando na interdisciplinaridade e na contextualização prática, esse assunto pode ser trabalhado de forma eficiente

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Guia completo para Horta Vertical

BIOCICLOS 2 png (1) (2).png
Quer ter uma horta/ jardim vertical, mas não sabe por onde começar?
Saiba curiosidades e todas os cuidados que você deve ter com essa técnica, em nosso mais novo Guia!
1601900046217.png
bottom of page