Feminismo na Sala de Aula
O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em 1908. Em 1910, dezessete países votaram para instituir uma data Internacional da Mulher como forma de homenagear toda a luta feminina. Muitas revoluções aconteceram durante este tempo e o dia 8 de março de 1917 ficou marcado com o protesto “Pão e Paz” promovido por milhares de operárias contra as más condições de trabalho, a fome e a todos os tipos de violências aos quais eram submetidas. Apenas em 1921 o dia 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher e apenas em 1977 a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente a data.
Conhecer sobre a história que nos trouxe até aqui é uma forma de garantir que erros do passado não serão cometidos novamente. Também, é uma forma de demonstrar a gratidão por tudo que foi feito, por todos os sacrifícios e por toda a força das mulheres. Dessa forma, este assunto deve ser debatido desde a infância, no ambiente familiar e também no escolar. Para isso trouxemos para vocês algumas dicas de como abordar a temática do Dia da Mulher dentro da sala de aula:
Profissões exercidas por mulheres atualmente (2º HYPERLINK "https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6148/profissoes-que-sao-exercidas-por-mulheres-atualmente"ano)
Que tal conhecer mulheres que atuam em profissões antes consideradas exclusivamente masculinas? É interessante também problematizar com os alunos se existe profissão de mulher e profissão de homem. Esse plano de aula dá dicas de como adaptar para a realidade da sua escola incluindo mulheres que fizeram história na sua região.
O protagonismo das mulheres em nossa história (5º HYPERLINK "https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5885/o-protagonismo-das-mulheres-em-nossa-historia"ano)
Promova uma discussão com os alunos sobre o papel da mulher na sociedade e se existe igualdade entre as oportunidades oferecidas a elas e aos homens. Confira também uma atividade de ilustração que represente a importância da mulher em sua família, em sua escola e em sua comunidade.
As conquistas das mulheres: do voto ao futebol (5º HYPERLINK "https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5833/as-conquistas-das-mulheres-do-voto-ao-futebol"ano)
Leve os alunos a analisarem como as mulheres conquistaram espaços na sociedade, como o direito de votar, assegurado no Brasil em 1932, e o desenvolvimento do futebol feminino, que tem a jogadora Marta como referência.
A participação das mulheres nas independências da América Latina (8º HYPERLINK "https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5943/a-participacao-das-mulheres-nas-independencias-da-america-latina"ano) Que tal apresentar um assunto usando uma temática fora do padrão? Esse plano tem o objetivo de mostrar a participação das mulheres nos processos de independências no Brasil, na América espanhola e no Haiti. É uma forma de entregar um conteúdo programático com uma abordagem que reflita sobre o protagonismo de personagens históricas como a líder indígena peruana Micaela Bastidas e a militar brasileira Maria Quitéria de Jesus, que participou da Guerra da Independência na Bahia.
Mulheres negras, militância e resistência: Thereza Santos (9º HYPERLINK "https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5569/mulheres-negras-militancia-e-resistencia-thereza-santos"ano) Trabalhar o corte de raça dentro da questão de gênero pode ser um ótimo conteúdo para sua aula. Neste plano, o objetivo é que os alunos percebam a importância do protagonismo negro. A vida e a obra da teatróloga, atriz, professora e militante Thereza Santos serve de ponto de partida para se pensar na trajetória das mulheres negras no Brasil.
A Constituição de 1988 e a luta pelos direitos das mulheres no Brasil (9º HYPERLINK "https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5592/a-constituicao-de-1988-e-a-luta-pelos-direitos-das-mulheres-no-brasil"ano) O plano propõe que o professor apresente a Constituição de 1988 como um avanço na luta por direitos das mulheres, ao determinar que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”. É uma forma de mostrar que antes da Constituinte as mulheres tinham pouca participação política e poucas leis que garantiam os seus direitos.
A história das mulheres no mercado de trabalho (9º HYPERLINK "https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5665/a-historia-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho"ano)
Uma proposta para desenvolver a habilidade EF09HI26 (discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas...) é abordar a luta das mulheres por igualdade de gênero no mercado de trabalho. É interessante usar dados atuais, charges e textos informativos para complementar a aula.
Mulheres na ciência (9º HYPERLINK "https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2124/mulheres-na-ciencia"ano) Que tal analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento da ciência e usar o recorte de mulheres nessa área? Uma curiosidade dessa atividade: uma simples busca pelo nome Einstein no Google produz 138.000.000 de resultados, enquanto uma busca por Marie Curie produz apenas 35.400.00 resultados.
Links consultados:
Os planos de aula podem ser encontrados completos aqui: https://novaescola.org.br/conteudo/18921/8-planos-de-aula-para-usar-no-dia-da-mulher
Comments