Horta Escolar- Aprendizado Interdisciplinar
Atualmente já se sabe que a escola não deve estar voltada exclusivamente para a formação acadêmica dos estudantes, é importante investir em uma educação completa, trabalhando questões como as habilidades socioemocionais e o senso de responsabilidade dos alunos.
Uma metodologia eficaz nesse processo é a elaboração de hortas no espaço escolar.
Tal prática pode ser utilizada para desenvolver o aprendizado interdisciplinar, além de fomentar o desenvolvimento infantil, proporcionando aos alunos o contato com a natureza, criação de senso de responsabilidade, construção de empatia e de senso de coletividade.
A implementação de hortas escolares permite ao estudante um maior contato com a terra e as plantas, permitindo estreitar a relação entre o aluno e a natureza, contribuindo inclusive para a conscientização dos impactos de suas ações sobre o ambiente.
Ademais, logo na montagem dos canteiros já é possível que os professores apresentem conteúdos de diferentes disciplinas para os estudantes, como questões ligadas a preservação do ambiente, ao analisar junto aos estudantes os possíveis materiais a serem utilizados na horta, ou ainda, é possível aplicar conceitos matemáticos, propiciando aos alunos exercícios práticos para calcular a área e o volume dos canteiros, por exemplo.
Após a horta já estruturada, os docentes podem a utilizar para o aprendizado de questões ligadas a nutrição e hábitos alimentares dos alunos, os levando a compreender a importância de hábitos saudáveis para a saúde.
Além disso, as hortas escolares auxiliam uma melhora na coordenação motora dos alunos, aumentam o desempenho escolar, permitem um maior dinamismo das aulas e propiciam uma diversificação nas situações de aprendizagem.
Commentaires