II Simpósio de Consultoria Ambiental
Atualizado: 17 de mar. de 2020
Recado aos inscritos e aos interessados no II Simpósio de Consultoria Ambiental,
Devido aos últimos acontecimentos no Brasil e no mundo relacionados ao novo Coronavirus e a COVID-19 a organização do evento comunica o adiamento de sua realização pensando no bem estar coletivo e na responsabilidade social. Também informamos que uma nova data ainda não foi estabelecida, mas que todos serão comunicados quando isso acontecer. Aos inscritos que não puderem comparecer na nova data, entrem em contato com a nossa organização para que possamos conversar e arranjar a melhor solução.
Agradecemos a compreensão e ressaltamos a importância dos cuidados pessoais. Fiquem seguros.
Atualização no dia: 17/03/2020
.
A Biociclos Empresa Jr. realizará mais uma edição do Simpósio de Consultoria Ambiental! Esse evento, que teve sua primeira edição em 2018, foi um grande sucesso e não poderíamos deixar de realiza-lo novamente. Pensando em trazer maiores experiências na área de Consultoria Ambiental para alunos e não alunos, a Biociclos tem o prazer de anunciar essa oportunidade de aproximação e conhecimento sobre essa área, que nem sempre é difundida dentro dos cursos que envolvem questões ambientais. Nossa empresa preza pelo amplo acesso ao conhecimento de qualidade e acredita que é com base nesse conhecimento que podemos fazer a diferença no mundo. O II Simpósio de Consultoria Ambiental contará com palestras e minicursos nas áreas de Zoologia, Botânica e Limnologia, que serão ministrados por profissionais competentes de cada setor. Ainda, os inscritos terão a oportunidade de conhecer e explorar o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora durante a execução da parte prática dos minicursos oferecidos.
Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSeIyGTb2jLqoKnlDMGQ9WFS9BFPnDXrqOpvllEVhRZC5HWw/viewform
Confira abaixo um pouco mais sobre a nossa programação e se inscreva!
EMENTA
Conhecer e entender a diversidade de espécies em uma localidade é um passo muito importante, tanto em pesquisas acadêmicas como em diversos projetos de conservação, recuperação de áreas degradadas e consultoria ambiental. Com uma breve introdução e conversa sobre experiências e tipos de relatórios utilizados nas consultorias ambientais partiremos logo para prática! Pois como dizia Belchior na prática a teoria é outra rsrs. Preparem o “modelito trabalho de campo”, pois neste curso vamos utilizar as principais ferramentas práticas de inventários florísticos e fitossociológicos que são empregadas para nortear diversos relatórios técnicos desenvolvidos na consultoria ambiental.
Objetivos
· Realizar na prática métodos de levantamento florístico e fitossociológico tais como: senso florestal, parcelas, transectos....
· Aprender todo procedimento de mensuração de dados bióticos em campo
· Aprender a mensuração de dados geográficos necessários nos trabalhos de campo
· Aprende toda tabulação dos dados de campo
· Contato com todos equipamentos de coleta em campo e como manuseá-los
· Aprender todo procedimento de coleta botânica em campo: herborização, secagem, manutenção do material para identificação
Requisitos necessários
· Nenhum além de boa vontade e disposição para entrar no mato
Materiais pessoais necessários
· Roupas confortáveis: calça e blusa de manga comprida, tênis de preferência de cano alto, confortáveis e sem salto.
· Repelente
· Filtro solar
· Chapéu
· Capa de chuva
· Caderno e caneta
Apresentação
Estudos limnológicas são de suma importância para o conhecimento das condições ambientais dos sistemas aquáticos continentais, tornando-se fundamental para a prestação de serviços de consultoria ambiental. Para a avaliação e biomonitoramento dos ambientes aquáticos é necessária a realização de coletas de dados biológicos e abióticos em diferentes pontos dos corpos d’água, com posterior análise em laboratório da fauna. Entre as comunidades que habitam os ecossistemas aquáticos, os macroinvertebrados bentônicos formam um importante grupo, por participarem do processo de ciclagem de nutrientes e na transferência de energia, além de serem considerados excelentes bioindicadores ambientais. Desta forma, este grupo é bastante utilizado no monitoramento e avaliação do impacto ambiental dos ambientes aquáticos de baixa ordem, sendo uma importante ferramenta na prestação de serviços de consultoria ambiental e por isso, será o principal foco do nosso estudo de campo.
Ementa
Métodos para procedimentos em campo: identificação de mesohabitats, técnicas de coleta, amostragem do substrato, procedimentos para identificação e fixação do material coletado e uso de GPS. Métodos para procedimentos em laboratório: lavagem do material, triagem e identificação dos macroinvertebrados (morfotipo e/ou *ordem). Procedimento para análise dos dados: conhecimento básico na estruturação e montagem do relatório técnico.
* O nível de identificação vai depender do tempo gasto.
Material
Coletor Surber, sacos plásticos, barbante, álcool 70, cronômetro, GPS de mão, bandejas em polietileno, caixa de madeira e vidro com lâmpadas fluorescentes, Lupa estereoscópica, placa de Petri, pinça entomológica, frascos de vidro e chaves taxonômicas.
* Importante: alunos devem estar usando botas e/ou sapatos fechados bem como roupas apropriadas para trabalho de campo. Quem tiver jaleco favor levar.
Spoiler do Biólogo
O que acontecerá com o Biólogo depois que se formar? Seremos atores ou espectadores nesse "filme" do meio ambiente? O que tem acontecido com o mercado de trabalho e o sistema de consultoria ambiental em Minas Gerais? Nessa palestra serão compartilhadas experiências, reflexões e tendências para o Biólogo que o mundo precisa.
Contato
32 3217-1235/ 99811-2851
Mas o que a Biociclos faz?! O case do PTRF
O PTRF (Projeto Técnico de Reconstituição da Flora) trata-se de um estudo ambiental que caracteriza um ambiente degradado em relação a sua cobertura vegetal, diversidade de animais e plantas, seu clima, solo, e propõe metodologias e medidas mitigadoras/compensatórias ao ambiente. O PTRF pode ser exigido por órgãos públicos como condicionante, por exemplo, de licenciamentos ambientais de hidroelétricas, industrias de minério, linhas de transmissão ou mesmo como medida administrativa compensatória.
Essa palestra terá a participação dos membros da Biociclos que participaram da realização deste projeto. Será abordado o contato inicial com o cliente, formas de organização da equipe, busca bibliográfica, idas em campo, dificuldades encontradas, e sua finalização.
EM BREVE
Comments