top of page
Buscar
Foto do escritorBiociclos Jr.

Jardim Sensorial- Meio de inclusão e estímulo

O jardim sensorial é um local onde as pessoas possam ter um contato maior com a natureza e além disso poderá aguçar os sentidos. O jardim pode ser adaptado para diferentes tipos de pessoas, ou seja, atende a todos os públicos de diversas faixas etárias.


Como o próprio nome diz, é um jardim diferenciado pois pode estimular os sentidos, como:


Tato: a pessoa pode sentir as estruturas das plantas, da terra e em alguns jardins possui diferentes tipos de substrato (piso) como de pedras, areia e outros, assim a pessoa percorre o jardim sentindo a textura não só das plantas mas também do substrato.


Olfato: o jardim é composto por diversas plantas onde cada uma terá seu cheiro específico (como ervas, temperos e plantas medicinais), sendo assim, a pessoa pode ficar livre para sentir o cheiro de cada plantinha.


Paladar: o jardim pode ter espécies de plantas comestíveis, então as pessoas podem provar e sentir o sabor de cada planta e se deliciar.


Audição: com os olhos fechados a pessoa pode focar nos barulhos em volta, como o vento, barulhos de pássaros, barulho da água caindo (se tiver alguma cascata de água perto).


Visão: toda a estrutura do jardim poderá ser vislumbrada, poderá ser vista as formas, cores e volumes.


O jardim sensorial é bastante acolhedor, pois pode atender pessoas com algum tipo de deficiência como surdocegueira, deficiência visual, deficiência auditiva ou tátil, déficit cognitivo,dentre outros. Então é um ótimo lugar para se divertir, relaxar e estimular seus sentidos.


O papel de um jardim sensorial transcende o espaço terapêutico e se ancora na inclusão social.


O jardim é composto por plantas aromáticas como manjericão, alecrim e hortelã, o cheiro é bem forte, então é fácil identificar a presença dessas espécies no local, além dessas espécies podem ter outras aromáticas. Além de ser aromáticas, também encontramos no jardim plantas com texturas,formas, cores e tamanhos diferentes.



Legenda: Jardim Sensorial e Horta elaborada pela Biociclos Júnior!


Ao longo do jardim, em cada canteiro, terá placas com informações em português e em braile, sobre as espécies, como nome científico e popular, origem e uso da planta.


O piso ou substrato do jardim, local onde caminhamos, vai sofrendo variações para aguçar os sentidos e estimular o equilíbrio.


O jardim sensorial além de propiciar um contato com a natureza, traz tranquilidade e relaxamento.


Para ter uma experiência bacana, todo o caminho pode ser feito descalço, para que se possa sentir os diferentes pisos, além disso, pode ser feito com uma venda nos olhos para que outros sentindo sejam ainda mais explorados.


Em alguns jardins sensoriais pode ter mediadores para auxiliar em todo o percurso e tirar dúvidas que possam surgir.


O jardim sensorial pode ser feito em qualquer área, seja ela pequena ou grande, pois dá para adaptar. Pode ser construído em escolas, instituições, condomínios, praças, entre outros.





REFERÊNCIAS


http://blog.aai.ifrs.edu.br/arquivos/541-f20.pdf


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Guia completo para Horta Vertical

BIOCICLOS 2 png (1) (2).png
Quer ter uma horta/ jardim vertical, mas não sabe por onde começar?
Saiba curiosidades e todas os cuidados que você deve ter com essa técnica, em nosso mais novo Guia!
1601900046217.png
bottom of page