Movimento Zero Waste, o que é? É possível produzir nenhum lixo?
O Movimento Zero Waste se tornou popular em 2008 pela francesa, que atualmente vive nos EUA, Bea Johnson. A autora do livro Desperdício Zero e da plataforma Zero Waste Home vive com seus dois filhos, um cachorro e seu marido produzindo o equivalente a um frasco de lixo anual. Seu método para a redução da produção de lixo é: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Compostar (e somente nessa ordem), o que em inglês é conhecido como os 5R’s: refuse, reduce, reuse, recycle and rot.
Seu estilo de vida se tornou um Movimento Global e seu livro, blog e palestras ensinam e incentivam milhões de pessoas a viverem sem gerar resíduos.
No Brasil o movimento foi difundido por uma reportagem feita pelo Fantástico sobre a Novaiorquina, fundadora e CEO da Package Free, Lauren Singer que adotou o estilo de vida Zero Waste e reporta seus hábitos no canal e blog: Trash is for Tossers.
Foto: Lauren Singer e seu frasco contendo o lixo produzido em três anos.
Mas o que é esse movimento? O Zero Waste é considerado uma filosofia de vida, não facilmente e plenamente alcançável, mas que apresenta como objetivo, viver uma vida baseada em ‘ser’ e não em ‘ter’. A Biociclos durante a Campanha Julho sem Plástico trouxe vários dados científicos sobre as consequências da produção excessiva, desnecessária e descarte inadequado do lixo, principalmente do plástico, como:
- 100 milhões de toneladas de plástico já viraram poluição e se nada mudar, até 2030, 104 milhões chegarão na natureza;
- As emissões de Carbono (pela incineração de lixo) podem triplicar até 2030, se continuarem no mesmo ritmo atual;
- Milhares de animais são afetados diariamente pelos microplásticos e plásticos de uso único, seja por enredamento, intoxicação ou por amputação.
O lixo é considerado um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade. Infelizmente, os materiais não renováveis e principalmente de uso único, não somem ao serem jogados na lixeira, pelo contrário, são precursores de problemas como: contaminação da água e do solo, poluição do ar, levam à degradação ambiental e são prejudiciais a nossa saúde.
Nesse movimento é sempre importante encontrar uma balança entre as suas necessidades e seu estilo de vida. Não existe uma regra que valha para todos e o estudo é constante.
Sim, é possível viver uma vida saudável, feliz e leve consumindo o necessário e o que pode ser reutilizado. É preciso simplesmente dar o primeiro passo e aos poucos ir adaptando seus hábitos para um estilo de vida ‘Lixo Zero’.
Ficou curioso sobre o movimento, o que você tem a perder ao saber mais? Quem sabe você não se encontra nessa filosofia de vida? Deixaremos nossas referências e alguns blogs para você se aprofundar no tema:
https://www.menos1lixo.com.br/posts/5-videos-do-ted-para-inspirar-uma-vida-lixo-zero?15deeb9d_page=6
Comments