Desafio Biomassa
No início do mês de novembro, durante a realização da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, foram definidos os finalistas do Desafio Biomassa, idealizado pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt UFJF).
Durante o evento realizamos uma breve explicação do nosso projeto com a exibição de um vídeo. E para a etapa final do desafio, a Biociclos fará uma apresentação para cinco especialistas que avaliarão nossa proposta. O objetivo do desafio é a geração de ideias para um melhor aproveitamento dos resíduos produzidos pela UFJF durante as capinas e as podas realizadas no campus. A Biociclos compõe uma das equipes finalistas do desafio, que terá o resultado divulgado ainda esse ano. Com uma ideia que alia biologia e inovação, trouxemos uma proposta bastante ecológica para a competição. Um dos membros do grupo Biociclos explica "É muito importante participarmos desse desafio, tanto por conseguirmos produzir conhecimentos para a Universidade, quanto pela possibilidade de novas oportunidades para os alunos e para a própria Universidade, com a produção de ideias sustentáveis e inovadoras, explorando a interdisciplinaridade e o empreendedorismo." afirmou Lucas Rieger. A produção desse projeto contou com o apoio e a colaboração das professoras do Instituto de Ciências Biológicas, Mariana Fonseca Rossi e Simone Jaqueline Cardoso, que nos auxiliaram na elaboração das ideias e desenvolvimento da proposta, sendo a supervisão das professoras, fundamental para alcançarmos a final do desafio. Notícia divulgada pelo site da UFJF sobre o desafio no link
"O dias prósperos não vêm por acaso, nascem de muito trabalho e persistência".
A frase é creditada a Henry Ford, um bem sucedido empreendedor estadunidense, que você, assim como eu deve conhecer. Não tem certeza se o conhece? Olhe para o sobrenome dele. Ford, soa familiar? É isso!
E assim como ele, nós da Biociclos somos empreendedores, e como ele e muitos outros, começamos de uma ideia ainda bastante prematura e pouco desenvolvida, que com muito trabalho foi se adequando e se consolidando.
Foram muitas as reuniões, noites pesquisando, lendo, escrevendo e tentando. Acima de tudo tentando, pois desde o momento em que nos inscrevemos no desafio, sabíamos que não seria fácil.
Nós, uma empresa recém reestruturada, enfrentando dificuldades e encarando um obstáculo por dia, entramos em um desafio, e ao contrário do que poderiam pensar, entramos com garra e com vontade de vencer, e nós vencemos!
Nós alcançamos o segundo lugar no Desafio Biomassa do CRITT (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia).
Foram dias e dias de muito trabalho, pesquisa, dor de cabeça e muita luta. Contamos com o apoio das professoras Mariana Fonseca e Simone Cardoso, que durante toda caminhada nos auxiliaram.
E no início de dezembro de 2018, nós fomos representar o Instituto de Ciências Biológicas da UFJF diante de toda banca avaliadora e dos demais responsáveis pelo CRITT, apresentamos nossa proposta, defendemos nossa ideia e com muito orgulho veio o segundo lugar. Esse segundo lugar nos deu muita alegria, e nos mostrou o quão enriquecedor foi participar desse desafio e conquistar o que conquistamos.
A Biociclos está só levantando voo, como indica o trecho da matéria no site da UFJF (veja aqui) "Biociclos foi a segunda colocada e ficou com o prêmio de 500 reais. Representando o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), ela propôs o aproveitamento da biomassa em processos de vermicompostagem para a obtenção de Húmus, fertilizante rico em nitrogênio. "Nós buscamos impulsionar a nossa empresa júnior, Biociclos Jr., e vamos incentivar esse projeto, levando-o para frente, mesmo após o desafio", afirma um dos membros da equipe, Jonas Nasário." Assim como nosso projetista Jonas disse, nós temos o nobre desafio de levar a Biociclos para frente.
E aceitamos esse desafio com muita honra, afinal, desafios são feitos para serem vencidos.
Comments