top of page
Buscar
Foto do escritorBiociclos Jr.

O que são pragas urbanas

Vocês têm visto aqui com a gente , o que é controle de pragas e seus benefícios, mitos e verdades sobre o controle de pragas.  Hoje iremos ver o que são considerados pragas urbanas.

São identificadas como pragas urbanas: ratos, baratas e alguns animais peçonhentos, mas não são só esses que são considerados pragas. O termo ‘praga’ se refere a qualquer animal ou planta que prejudicial ao ser humano ou às preocupações humanas, no nosso caso aqui será empregado o termo em relação ao incômodo das pessoas, especialmente em suas casas. As pragas urbanas possuem como padrão biológico, a grande resistência e a adaptação aos mais diversos meios, principalmente os modificados pelo ser humano.

Mas afinal, o que vem a ser considerado praga urbana? As pragas urbanas são: as traças, os cupins, as moscas, os mosquitos, as formigas, os piolhos, as pulgas, os percevejos de cama, os carrapatos, as baratas, os pombos, os ratos, os escorpiões e as aranhas. O extermínio desses animais é bastante difícil, pois a maioria deles costuma ficar menos ativo durante o inverno e se prolifera com muita intensidade durante as estações mais quentes, como primavera e verão.

Vamos ver medidas simples para eliminar algumas dessas pragas: 

1-PARA ELIMINAR A PRESENÇA DE BARATAS:

Se você observou a presença deste inseto, você pode usar alguns produtos inseticidas de venda livre – devidamente registrados no Ministério da Saúde - que podem ser utilizados para controlar aparecimentos esporádicos, tendo os devidos cuidados e obedecendo as precauções descritas no rótulo.

2-PARA ELIMINAR A PRESENÇA DE TRAÇAS:

A limpeza e redução de umidade em depósitos, armários e guarda-roupas são essenciais.

3-PARA ELIMINAR A PRESENÇA DE MOSCAS, PERCEVEJOS DE CAMA:

Telas do tipo mosquiteiros ajudam a manter os insetos afastados, assim como a limpeza do local e uso de inseticidas (vai funcionar tanto com baratas, moscas e mosquitos).

4-PARA ELIMINAR A PRESENÇA DE CARRAPATOS E PULGAS:

Normalmente estas pragas estão associadas a PETs como cães e gatos e, para fazer controle, é aconselhado que a pessoa leve seu animal de estimação em um veterinário para que sejam passados os remédios corretos. A limpeza do local onde o animal costuma ficar também é muito importante para que não ocorra uma nova infestação depois do animal medicado.

5-PARA ELIMINAR A PRESENÇA DE PIOLHO:

Para os Piolhos, lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, pode ser uma opção caseira. Remédios como pediculicidas tópicos e medicação oral podem ser indicados para tratar esse problema, junto com a catação manual dos parasitos.

6-PARA ELIMINAR A PRESENÇA DE FORMIGAS:

Existe alguns formicidas de venda livre, que podem ser usados, mas exterminar uma rainha de um formigueiro não é muito fácil, pois se não for efetivo esse extermínio, pode ocorrer uma fragmentação da colônia, fazendo o problema aumentar. Por isso, em casos extremos, é necessário chamar profissionais.

7-PARA ELIMINAR A PRESENÇA DE RATOS:

Existem vários produtos de venda livre para serem usados para controle. Mas o mais importante é manter o local limpo, para que não se ofereça alimento e abrigo, atraindo esses animais. Caso seja recorrente a presença destes, também é indicado empresas para fazer esse controle.

8-PARA ELIMINAR A PRESENÇA DE ESCORPIÕES E ARANHAS:

Para estes dois, não é indicado que a pessoa faça um controle por conta própria, pois é preciso saber identificar as espécies, a fim de fazer o manejo correto destes animais.

Essas são algumas medidas que podem ser usadas para algumas das pragas citadas aqui, mas caso não seja eficiente algumas dessas, pois no local tem uma infestação, procure locais especializados para que possa ser feito, controle de pragas que terá 100% de efetividade. Pois todos os animais podem se tornar praga urbana, quando a uma reprodução excessiva, não se consegue ter controle do mesmo, tendo assim uma grande proliferação desses animais.

Links consultados:

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Guia completo para Horta Vertical

BIOCICLOS 2 png (1) (2).png
Quer ter uma horta/ jardim vertical, mas não sabe por onde começar?
Saiba curiosidades e todas os cuidados que você deve ter com essa técnica, em nosso mais novo Guia!
1601900046217.png
bottom of page