Prejuízos causados por pragas
Os impactos causados por pragas refletem muito na produtividade agrícola, já que causam grandes prejuízos financeiros e econômicos em lavouras, podendo chegar a enormes perdas. Os danos causados por esses animais às plantas são variáveis, podendo ser observados em todas as partes vegetais. Dependendo da espécie e da densidade populacional da praga, do estádio de desenvolvimento e estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, poderá haver maior ou menor prejuízo quantitativo e qualitativo.
As pragas podem causar danos diretos e indiretos às plantas. Os danos diretos ocorrem pelo ataque do inseto nas diferentes estruturas vegetais da planta, já os danos indiretos ocorrem quando micro-organismos oportunistas invadem os tecidos da planta atacada. Esses danos comprometem o produto a ser comercializado e alteram processos fisiológicos, provocando reflexos na produção.
Os defensivos agrícolas quando utilizados da forma correta, de preferência os não químicos, são importantes no combate às pragas, ervas daninhas e doenças no campo, sendo uma estratégia de produção importante para garantir a qualidade dos alimentos e o volume de produção, já que os defensivos agrícolas são os principais aliados no controle das pragas. Sem eles, a produção cairia cerca de 40% e, em algumas culturas, esta perda poderia chegar a 90%.
A cana-de-açúcar é um bom exemplo, pois para uma produtividade de 80 toneladas por hectare, as perdas ocasionadas pela broca para cada 1% de intensidade de infestação são de 616 quilos de cana, 28 quilos de açúcar e 16 litros de álcool, aproximadamente. Dessa maneira, é possível entender o risco do aumento drástico de preços devido à implacável ação das pragas não se limitar a alimentação, mas também a produção de ração para os animais, cosméticos, roupas e até mesmo formulações medicamentosas.
Outro importante prejuízo causado por pragas são os riscos à saúde e ao bem estar do homem e dos animais, pois as pragas se comportam como agentes transmissores e causadores de diversas doenças. Das quais, 60% das doenças de origem alimentar são causadas por alimentos contaminados por agentes transmitidos pelas pragas urbanas. Por exemplo, leptospirose, salmonelose, peste, cólera, toxoplasmose, hepatite, dentre outras.
Links consultados:
Comments